
Quem somos?
Os jogos digitais fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano e já são considerados ferramentas de ensino e aprendizagem. No entanto, sua produção e documentação é uma tarefa muito complexa que requer habilidades de programação e conhecimento de várias áreas. Isso tem dificultado o desenvolvimento de jogos em sala de aula.
Por outro lado, alguns professores têm se dedicado a propor essa atividade como forma de possibilitar que seus alunos aprendam os conteúdos escolares de maneira mais significativa e, consequentemente, melhorem os índices de aprendizagem.
Uma abordagem desplugada de criação de jogos a partir da linguagem natural, na qual os fundamentos da computação sejam aprendidos de forma lúdica e sem uso de computadores, mostra-se como uma alternativa para adoção da aprendizagem baseada em jogos.
Neste contexto, o projeto GAME CRIATIVO propõe a criação de jogos a partir de textos produzidos pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional, da leitura e da escrita em sala de aula. Além disso, desperta o interesse dos participantes pela área da computação.
O projeto é fruto da Tese de Doutorado do Professor Kleber Tavares Fernandes, pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo orientado pelos professores Dr. Eduardo Aranha e Dra Márcia Lucena.
Fernandes, Kleber T. (2020) “Uma Abordagem de Desenvolvimento do Pensamento Computacional a Partir da Especificação de Jogos utilizando Linguagem Natural”. Programa de Pós Graduação em Sistemas e Computação – PPgSC – UFRN. Disponível em: <ww.gamecriativo.com.br>.

Objetivo
Nosso objetivo é possibilitar a criação de jogos a partir de textos produzidos pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional, da leitura e da escrita em sala de aula.

Onde estamos?
As pesquisas com o projeto Game Criativo atualmente estão sendo realizadas no Brasil, Austrália e Canadá.



